• Facebook
  • Instagram

Siga-nos nas nossas

redes sociais!

A Voz do Senhor

(edição electrónica)

Subscreva e receba a reflexão pastoral e as mensagens da semana diretamente no seu e-mail

Ao subscrever ao nosso boletim eletrónico, está a concordar com a nossa política de privacidade.

© 2019 por Primeira Igreja Baptista do Porto

QUEM SOMOS 

 

A Primeira Igreja Baptista do Porto é como o próprio nome indica a primeira comunidade Batista organizada e reconhecida como tal na cidade do Porto, aliás a primeira Igreja Batista a ser organizada em Portugal, no dia 20 de dezembro de 1908, nos moldes aceites pela comunidade Batista, estabelecida em outros países.

O QUE É SER IGREJA BATISTA?

 

As Igrejas são comunidades cristãs que procuram seguir o modelo das Igrejas do Novo Testamento.  Por isso os Batistas são mais simples na sua organização, não têm um clero hierarquizado sendo cada comunidade autónoma gerida por um sistema de democracia direta e tendo a Bíblia como única autoridade em termos de fé e prática. Os Batistas são assim chamados por defenderem o Batismo por imersão após uma decisão consciente, livre e espontânea do crente que optou por seguir a Cristo. Hoje são mais de 40 milhões por todo o mundo. Entre os Batistas mais conhecidos encontram-se: Martin Luther King Junior (Pastor Batista e Prémio Nobel da Paz - 1964) e Jimmy Carter (Diácono e Professor da Escola Bíblica Dominical na Igreja Batista, ex-Presidente dos EUA e Prémio Nobel da Paz - 2002). Estes homens representam os valores que os Batistas defendem em termos da luta pela justiça e paz!

 

NO QUE CREMOS?

 

Somos uma Igreja com forte identidade Batista histórica. Subscrevemos a declaração de fé Batista e Pacto de membros.

1/4
JUNTE-SE A NÓS

 

Entendemos que a fé é uma questão pessoal, mas que deve expressar os seus valores na vivência da comunidade, daí a importância de celebrar o Evangelho do Senhor com um grupo de crentes com quem nos identificamos.

A Igreja é o espaço para a vivência da fé de maneira autêntica e comprometida com Cristo e o seu Evangelho. Junte-se a nós num destes momentos importantes para a nossa congregação.

CULTOS E CELEBRAÇÕES:

 

São momentos de adoração e louvor a Deus e de exposição da mensagem Bíblica. Temos cânticos e hinos, alternados com leituras Bíblicas e orações.

Há um espaço dedicado à mensagem Bíblica que é a exposição de um texto de modo contextualizado e com aplicação às nossas vidas.

A centralidade do culto está em Deus, seus atributos e sua mensagem contida na Sua Palavra que nos nutre, anima e orienta.

ORAÇÃO E ESTUDO BÍBLICO:

 

Somos uma congregação comprometida com a oração, como forma de edificar o corpo de Cristo.

Incentivamos a congregação a este compromisso de forma a usufruir de uma relação intensa com nosso Senhor Jesus. Além de um período de oração dedicamos também neste culto semanal um tempo ao estudo Bíblico.

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

 

Funciona como uma escola onde há classes para as diferentes faixas etárias: do berçario aos seniores, passando pelas crianças, adolescentes, jovens e adultos. A Bíblia é estudada na linguagem acessível e contextualizada de acordo com a realidade de cada idade.

 

JOVENS 

 

Os jovens dispõem de um espaço na Igreja para simplesmente estarem juntos, debaterem temas actuais, orarem por situações específicas que os afetam, estudarem a Bíblia. Tudo feito no seu contexto e na linguagem dos jovens da nossa atualidade.